5 dicas para sua loja virtual vender mais

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Lojas virtuais são uma tendência e cada vez mais as pessoas estão realizando compras online, seja via computador ou celular. Por outro lado, 85% das lojas virtuais do Brasil não alcançam as vendas desejadas pelos seus proprietários.
Alguns proprietários desavisados pensam que ao contratar uma loja virtual ela irá vender magicamente, mas infelizmente não funciona assim. Uma loja virtual é como uma loja física, precisa de dedicação e perseverança para que ela gere resultados.
E este resultado está muito relacionado a uma boa equipe. É necessário ter uma equipe qualificada e competente para cuidar da sua loja virtual, assim como cuidariam de sua loja física.
Muitas vezes na ânsia de montar a loja e deixar tudo 100% funcional esquecemos de responder a pergunta mais importante: “Porque que o cliente vai comprar na minha loja virtual?”.  O proprietário do e-commerce precisa ter essa resposta na ponta da língua!
Neste sentido, nós da Filial Digital, montamos 5 dicas para auxiliar nas vendas de sua loja virtual.

1 ) Aumentar autoridade/credibilidade:

Quando uma nova loja virtual é criada ela ainda não é conhecida pelos clientes, neste primeiro momento é necessário criar credibilidade, gerar algo que diga que esta loja virtual realmente entende dos produtos e serviços que ela está comercializando.
Uma das formas mais importantes, e negligenciadas, de uma loja virtual é a parte institucional.
O cliente que não conhece a empresa normalmente vai clicar no “Sobre a empresa” ou “A empresa” . Essa página deve ser a melhor página do seu site, ela deve contar a história da empresa, contar detalhes do processo de produção ou embalagem do produto. Ela deve apresentar a empresa ao cliente. Esta página também pode conter as motivações que fizeram a empresa ser criada (motivação), bem como missão, visão e valores.
O restante da parte institucional da loja também é super importante, ou seja: Políticas de envio/troca, Políticas de devolução, termos de uso e política de privacidade.
Além disso, no site da empresa deve constar em algum local: a Razão Social, CNPJ e telefone fixo da empresa,

2) Aumentar o trafego

Uma coisa é certa: quanto mais visitas mais vendas. Dessa forma o marketing digital é vital para uma loja virtual.
1 ) Divulgação continua nas redes sociais: Facebook, Instagram, entre outras.
2 ) Adwords, links patrocinados do Google.
3 ) Montar um canal no Youtube também pode dar ótimos resultados.
4 ) Muito importante: o SEO Orgânico, produtos bem cadastrados com uma boa descrição e pelo menos 3 fotos. Organizar categorias, menus página e etc.
5 ) Ainda no SEO orgânico, temos a montagem de um Blog, que além de gerar autoridade trás muitas visitas sem custo de impulsionamento.
6 ) O bom e velho email marketing, ainda dá ótimos resultados, desde que os usuários tenham solicitado a inscrição na lista.
7 ) Por último, mas não menos importante, um cadastro no Google Negócios.

3 ) Conversar com clientes:

Apesar da vendas acontecerem totalmente online, pela internet, existem pessoas que estão comprando, e estas pessoas precisam ser conquistadas pelo seu produto/empresa.
Atente aos seguinte itens:
1 ) Responda adequadamente o formulário de contato.
2 ) Divulgue um número de  Whatapp.
3 ) Inclua um chat online, com uma pessoa respondendo no horário comercial.
4 ) Divulgue um e-mail de SAC (Serviço de atendimento ao cliente).
5 ) Responda aos seus clientes nas redes sociais.
Enfim, estar disponível e ter um bom tempo de resposta ao cliente é muito importante.

4 ) Entender “Taxa de conversão” e usar estatísticas a seu favor:

Taxa de conversão é a relação entre pessoas que entram no seu site e as que compram.  É muito importante saber a taxa de conversão de seu e-commerce e trabalhar para que ela melhore.
A taxa de conversão média do Brasil varia entre 0,8% e 1,25%. Poderíamos dizer então que seria necessário em média 100 pessoas visitando o site para realizar uma compra, isso seria uma taxa de conversão de 1.00%.
Então para vender um pedido por dia (considerando essa taxa) você precisa de 100 visitas por dia. Considerando um ticket médio (compra média) de R$ 200,00 caso você queira vender R$ 2000,00 por dia precisaria de 1000 (mil) visitas únicas no seu site.
Também é muito importante acompanhar as origens do seu tráfego para entender de quais sites o seu público está vindo. Fique atento as estatísticas e indicadores.

5 ) Conhecer marketing digital: Montar a Persona e definir o Público alvo/comprador.

Caso você tenha muitas visitas, mas não vende, tudo indica que você está atraindo as pessoas erradas para o seu site. Para sanar isso é muito importante entender os conceitos do marketing digital. Escolher seu nicho de mercado, montar a persona, ou seja definir quem é seu cliente.
Uma ferramenta que ajuda nessa definição é o “mapa de empatia”. O marketing digital é uma área complexa, mas o preenchimento do mapa de empatia pode lhe auxiliar a compreender o seu público alvo.
Este é um material introdutório, falaremos mais a fundo sobre cada um destes assuntos em outros posts.