5 dicas para sua loja virtual vender mais

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Lojas virtuais são uma tendência e cada vez mais as pessoas estão realizando compras online, seja via computador ou celular. Por outro lado, 85% das lojas virtuais do Brasil não alcançam as vendas desejadas pelos seus proprietários.
Alguns proprietários desavisados pensam que ao contratar uma loja virtual ela irá vender magicamente, mas infelizmente não funciona assim. Uma loja virtual é como uma loja física, precisa de dedicação e perseverança para que ela gere resultados.
E este resultado está muito relacionado a uma boa equipe. É necessário ter uma equipe qualificada e competente para cuidar da sua loja virtual, assim como cuidariam de sua loja física.
Muitas vezes na ânsia de montar a loja e deixar tudo 100% funcional esquecemos de responder a pergunta mais importante: “Porque que o cliente vai comprar na minha loja virtual?”.  O proprietário do e-commerce precisa ter essa resposta na ponta da língua!
Neste sentido, nós da Filial Digital, montamos 5 dicas para auxiliar nas vendas de sua loja virtual.

1 ) Aumentar autoridade/credibilidade:

Quando uma nova loja virtual é criada ela ainda não é conhecida pelos clientes, neste primeiro momento é necessário criar credibilidade, gerar algo que diga que esta loja virtual realmente entende dos produtos e serviços que ela está comercializando.
Uma das formas mais importantes, e negligenciadas, de uma loja virtual é a parte institucional.
O cliente que não conhece a empresa normalmente vai clicar no “Sobre a empresa” ou “A empresa” . Essa página deve ser a melhor página do seu site, ela deve contar a história da empresa, contar detalhes do processo de produção ou embalagem do produto. Ela deve apresentar a empresa ao cliente. Esta página também pode conter as motivações que fizeram a empresa ser criada (motivação), bem como missão, visão e valores.
O restante da parte institucional da loja também é super importante, ou seja: Políticas de envio/troca, Políticas de devolução, termos de uso e política de privacidade.
Além disso, no site da empresa deve constar em algum local: a Razão Social, CNPJ e telefone fixo da empresa,

2) Aumentar o trafego

Uma coisa é certa: quanto mais visitas mais vendas. Dessa forma o marketing digital é vital para uma loja virtual.
1 ) Divulgação continua nas redes sociais: Facebook, Instagram, entre outras.
2 ) Adwords, links patrocinados do Google.
3 ) Montar um canal no Youtube também pode dar ótimos resultados.
4 ) Muito importante: o SEO Orgânico, produtos bem cadastrados com uma boa descrição e pelo menos 3 fotos. Organizar categorias, menus página e etc.
5 ) Ainda no SEO orgânico, temos a montagem de um Blog, que além de gerar autoridade trás muitas visitas sem custo de impulsionamento.
6 ) O bom e velho email marketing, ainda dá ótimos resultados, desde que os usuários tenham solicitado a inscrição na lista.
7 ) Por último, mas não menos importante, um cadastro no Google Negócios.

3 ) Conversar com clientes:

Apesar da vendas acontecerem totalmente online, pela internet, existem pessoas que estão comprando, e estas pessoas precisam ser conquistadas pelo seu produto/empresa.
Atente aos seguinte itens:
1 ) Responda adequadamente o formulário de contato.
2 ) Divulgue um número de  Whatapp.
3 ) Inclua um chat online, com uma pessoa respondendo no horário comercial.
4 ) Divulgue um e-mail de SAC (Serviço de atendimento ao cliente).
5 ) Responda aos seus clientes nas redes sociais.
Enfim, estar disponível e ter um bom tempo de resposta ao cliente é muito importante.

4 ) Entender “Taxa de conversão” e usar estatísticas a seu favor:

Taxa de conversão é a relação entre pessoas que entram no seu site e as que compram.  É muito importante saber a taxa de conversão de seu e-commerce e trabalhar para que ela melhore.
A taxa de conversão média do Brasil varia entre 0,8% e 1,25%. Poderíamos dizer então que seria necessário em média 100 pessoas visitando o site para realizar uma compra, isso seria uma taxa de conversão de 1.00%.
Então para vender um pedido por dia (considerando essa taxa) você precisa de 100 visitas por dia. Considerando um ticket médio (compra média) de R$ 200,00 caso você queira vender R$ 2000,00 por dia precisaria de 1000 (mil) visitas únicas no seu site.
Também é muito importante acompanhar as origens do seu tráfego para entender de quais sites o seu público está vindo. Fique atento as estatísticas e indicadores.

5 ) Conhecer marketing digital: Montar a Persona e definir o Público alvo/comprador.

Caso você tenha muitas visitas, mas não vende, tudo indica que você está atraindo as pessoas erradas para o seu site. Para sanar isso é muito importante entender os conceitos do marketing digital. Escolher seu nicho de mercado, montar a persona, ou seja definir quem é seu cliente.
Uma ferramenta que ajuda nessa definição é o “mapa de empatia”. O marketing digital é uma área complexa, mas o preenchimento do mapa de empatia pode lhe auxiliar a compreender o seu público alvo.
Este é um material introdutório, falaremos mais a fundo sobre cada um destes assuntos em outros posts.
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5 vantagens de ter sua própria loja virtual

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As vendas pela internet estão crescendo a olhos vistos, não ha como negar. Segundo o Google, em média 20% das compras dos brasileiros já são feitas pela internet. Estamos cada vez mais conectados e os smartphones estão a cada dia mais completos.
A facilidade de pesquisar e comprar online e o aumento de dispositivos móveis são os principais atrativos das vendas online. Mesmo existindo um grande aumento de vendas virtuais, ainda existem algumas dúvidas em relação às vantagens de se possuir uma loja online.
Nós da Filial Digital apresentamos uma lista com algumas das principais vantagens:

1 ) Baixo custo

Montar uma filial pode custar caro: móveis, estrutura, material de informática e escritório, funcionário e tudo mais. Ainda existe a possibilidade de precisar pagar aluguel ou fazer um investimento para adquirir um imóvel, sem contar com custos mensais como luz, água, condomínio internet e etc.
Montar uma filial digital, ou seja, uma loja virtual que lhe possibilite vender pela internet tem um custo significativamente reduzido em comparação a uma loja física. O custo de ativação e manutenção são baixos em relação a uma loja física e você não tem nenhum custo de estrutura ou aluguel.

2 ) Vendas 24 horas

Uma loja virtual está aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana. Mesmo que sua equipe não esteja trabalhando, o sistema registra todos os pedidos que poderão ser enviados no próximo dia útil. A comodidade é uma das maiores vantagens da venda pela internet, tanto para quem está vendendo como para quem está comprando.

3 ) Alcance maior de clientes

Outra vantagem significativa é que não há limites para a venda pela internet, clientes de todo o Brasil, ou mesmo do mundo podem ter acesso aos seus produtos. Com boas parcerias de frete, existe grandes oportunidades de ampliar o potencial de vendas.

4 ) Divulgação

As redes sociais, Facebook, Twitter, Instagram entre outras, estão diretamente ligadas ao sucesso de uma campanha de marketing digital. Através delas é possível efetuar divulgações para um grande público a custos reduzidos e ainda focando no perfil do seu cliente.
Em paralelo a isso é possível fazer uso do bom e velho e-mail marketing que continua dando ótimos resultados.

5 ) Maior visibilidade dos produtos

Uma loja virtual é uma vitrine nos dispositivos de todos clientes. Nela é possível que o usuário encontre todos os seus produtos, procure por categorias ou mesmo digite um termo de busca, tudo organizado para a melhor visualização dos seus produtos. Isso acaba aumentando a chance de compra, inclusive afetando positivamente as vendas na loja física, quando ela existe.
Estas são só algumas das vantagens de se ter uma loja virtual para vendas pela internet. Ainda existem diversas outras vantagens que cobriremos em outros artigos!
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Que tal dobrar suas vendas?

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Segundo pesquisa realizada pelo Google no final de 2016 o comércio eletrônico deve crescer quase 13% ao ano, chegando a dobrar em 2021, considerando que estamos em 2017, suas vendas podem dobrar em até 4 anos!
 
Esse crescimento é justificado pelo aumento de consumidores online, principalmente pelos novos dispositivos móveis: celulares e smartphones. Um dos principais fatores para o crescimento da receita do e-commerce virá de novos consumidores virtuais.
 
O Google ainda apresenta um número muito promissor: até 2021, 27 milhões farão sua primeira compra online, precisamos estar preparados para que a nossa loja virtual seja aquela que receberá essas primeiras compras!
 
Diversas empresas que já estão trabalhando online e estão tendo um aumento considerável de venda. E além disso reduzindo a inadimplência, já que na venda online primeiro é feito o pagamento, depois o envio.
 
Os números sobre a parte das compras que acontecem via internet hoje no Brasil (o share), já é muito relevante. Atualmente os setores de roupas/calçados, beleza e alimentos tem em média 15% de suas vendas feitas totalmente online, já em 2018 essa porcentagem deve chegar a 25%. Outros ramos como os eletrônicos: computadores, jogos, celulares e etc passam de 50% das compras.
 
A pesquisa também estima que 35% das compras offline, ou seja compras no varejo já são influenciadas por pesquisas feitas no mundo virtual e esse número pode chegar até 70% em alguns setores. São números representativos, ter uma boa loja virtual pode significar o dobro de vendas em pouco tempo.
 

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